segunda-feira, 27 de outubro de 2008

informação

Pedimos desculpas aos pais, encarregados de educação e amigos que espreitam o nosso blog, mas nas próximas 2 ou 3 semanas, a célia não vai poder ser tão assídua a transmitir e partilhar as nossas actividades diárias, (é que ela anda muita atarefada com os "papeis" e projecto e outras coisas que tem que fazer para poder entregar atempadamente).
beijinhos e vão passando.... não se esqueçam de nós
Tchauzinho!!!! e até já

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A Carlota


A história que ouvimos hoje falava de um ratinho que queria ser grande como o irmão, mas para isso tinha que comer uma comida saúdavel, fazer exercício e dormir bem. O Oscar fez isso durante um dia e pensou que no fim de dormir já estivesse grande como o Marco,mas ....
No fim conversamos sobre a história e claro que não crescemos de um dia para o outro, então a célia relembrou-nos de uma actividade que tinhamos feito no ano anterior, e que se a fizessemos este ano novamente, ficariamos a saber se tinhamos crescido muito ao pouco ao fim de 1 ano ...
.... A Carlota, claro!!
medimo-no outra vez, e vimos que o corpo de todos os meninos tinha crescido entre 5 e 8 cm., só não sabemos quanto é que cresceram os meninos novos... também fizemos um bocadinho de matemática com a ajuda da Carlota.
Aqui estão as nossas fotografias com a Carlota;





No fim fizemos o registo da actividade, todos gostaram muito, os trabalhos hoje são do jaime, da matilde e da alice:


Tchauzinho!!!

rotina semanal

Para a paula do Maria rapaz
espero que consigas ver melhor, não tem nada de especial, cada dia da semana, como já deves ter reparado pelo esquema do blog, está reservado a uma área específica, só registei o que as crianças disseram sobre o que podemos fazer nesses dias.

espero ter ajudado.

bjs







quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Mozart

Hoje no dia das expressões, decidimos falar de instrumentos e tocar um bocadinho... nunca mais começam as aulas de música com o professor João... que saudades!!!





Primeiro ouvimos uma história sobre a vida do compositor Wolfang Amadeus Mozart. Era um pequeno génio, logo aos 5 anos começou a tocar, sem ninguém o ensinar. Ao mesmo tempo que a célia ia falando, iamos ouvindo um CD com música dela.... chama-se música clássica.




Á tarde, ouvimos um CD com vários instrumentos musicais (picto música), só fizemos a 1ª parte, mas temos bons ouvidos porque acertamos na maioria deles. depois alguns meninos disseram que instrumentos tinham em casa e cada um escolheu, dos que ouvimos, do qual gostava mais.




Aqui estão as nossas escolhas e os conjuntos que fizemos:





no fim fizemos uma orquestra...



Além do registo fotográfico, ainda registamos as nossas preferências, fazendo o desenho do instrumento.

hoje os trabalhos são do rafael, do francisco e da maria

Tchauzinho!!!!

A Quadradinha em movie maker


só consegui pór a história feita no movie maker, as figuras geométricas não aparecem a mexer como no power point, mas não consegui de outra maneira.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

A Quadradinha



hoje a célia contou-nos a história da Quadradinha, feita em power point. As personagens desta história são a Quadradinha, o triângulo, o círculo, o rectângulo e o quadrado.



Depois de vermos a história, de falarmos sobre as formas geométricas, a célia pediu-no para recontarmos e ilustrar a história como se fosse uma banda desenhada.
Hoje os trabalhos são da Ana Sofia, da Helena e do Rafael D.



A tarde fizemos um jogo com as formas geométricas e quase todos os meninos conseguiram acertar.


A célia quiz partilhar a história com meninos de outros Jardins de Infância, só que não sabe como se faz. Se alguém passar por cá e souber como se faz, ou se se pode fazer, a célia ficaria muito contente que deixassem nos comentários a maneira de o poder fazer. Nós achamos que vale a pena porque a história está "engraçada".


Hoje também já expomos na sala a nossa rotina semanal, aqui vai...


Tchauzinho!!!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

letra Aa






Depois de termos visto este pequeno filme, a célia perguntou-nos se conheciamos palavras começadas pela letra A. Começamos pelos nomes dos meninos da sala e descobrimos que Ana Sofia e Alice começam pela letra A. Depois alguns meninos conseguiram dizer mais algumas palavras, mas como a maioria estava com dificuldades, a célia propos fazer um jogo com a ajuda do nosso ficheiro de palavras que temos na área da escrita. Sem ninguém ver, a célia distribuiu 5 fichas a cada menino e agarramos nelas como se fossem cartas e depois cada um, na sua vez mostrou as "cartas" que tinham palavras começadas pela letra A. Assim foi mais fácil descobrirmos as palavras, no ficheiro das frutas havia: Amora, Abacate, azeitona alperce, alfarroba, etc, no ficheiro dos legumes: alface, alho francês, etc; no fim fizemos um trabalho individual onde pintamos 3 letras A, 1 maiúscula e 2 minúsculas e no fim procuramos em revista palavras e letras que recortamos e colamos, também escrevemos palavras que copiamos do ficheiro.

hoje os trabalhos são o da Ana Sofia...

e do Rafael, muito compenetrado...


hoje a célia leu-nos 2 capitúlos de Principezinho do Antoine Saint Exupéry, alguns dos meninos tiveram dificuldades em estar com atenção e diziam "Célia mostra as imagens!" mas a maoiria gostou e esperam pela leitura de mais uns capitúlos na próxima 2ª feira.

Tchauzinho!!!

Recebemos o nosso 1º prémio...ViVa!!!!!!!!!!!!!

O nosso 1ºprémio foi-nos dado pela Paula do blog "Maria Rapaz".....

MUUUUITOOOOOOOOOOOOO!!!!!! Obrigada

e uma grande gotinha de perfume dos meninos ....

Aqui estão os eleitos para o nosso prémio,

mas primeiro vamos retribuir ao blog que nos deu o nosso 1º prémio:

http://mariarapaz.blogspot.com/

ttp://pequenospatifes.blogspot.com/

http://caixinhadesorrisos.blogspot.com/

http://osmeuscaracolinhos.blogspot.com/

http://moikaeosputos.blogspot.com/

http://asaladomeujardim.blogspot.com/

Muitas gotinhas de perfume para todas, tchauzinho!!!!!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Dar é receber

Hoje é 6ª feira, dia da Formação Pessoal e Social


Hoje participamos no levantamento contra a pobreza extrema e, vestidos de branco levantamo-nos no nosso recreio, precisamente às 10h15m.





Depois, fomos para a rua da nossa aldeia, cada um com um balão branco a dizer "Dar é Receber", distribuir fatias dos bolos de maçã que tinhamos feito ontem, e potinhos de doce de abóbora que os meninos da outra sala fizeram. As pessoas ficaram admirada e surpreendidas de estarmos a dar-lhes algo, não era muito mas foi dado com carinho.



Fomos também à escola do 1º ciclo e fomos recebidos com muitas palmas, estava lá a professora de música que, juntamente com as crianças, nos dedicou uma música. Adoramos lá ir, porque revimos amigos que tinham andado no nosso Jardim de Infância.


À tarde, na mesa grande, recordamos e avaliamos a semana e completamos o nosso diário de turma; Avaliamos as nossas tarefas, se forem ou não bem cumpridas.
Diário de turma

Quadro das tarefas

Os ajudantes do dia/semana

e já agora os nosso Miró já acabados:

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Bolo de Maçã



Hoje é 5ª feira, dia do Conhecimento de Mundo


Hoje tiramos o dia para cozinhar, (até foi bom ser o dia da Alimentação).

Nós fizemos bolo de maçã e os meninos da outra sala fizeram doce de abóbora.


Hoje cozinhamos para amanhã podermos..........
(vejam amanhã o blog que vamos dizer, por enquanto é surpresa!)



Todos os meninos participaram com entusiasmo na confecção do bolo, escolhemos a maçã porque é uma fruta do Outono. Mas andamos para ficar sem massa, porque todos os meninos queriam prová-la , antes de ir ao forno....

.......Que delícia...


Aqui vai a receita para quem quizer:


Descascar 2/3 maçãs e cortá-las em fatias finas. Misturar 3 colheres de açúcar com 1 colher de chá de canela e deitar sobre as maçãs. deixar ficar durante 1 hora.
Para a massa:

Bater 200gr de margarina até obter um creme. Juntar 200gr de açúcar e misturar bem. juntat 4 ovos inteiros batendo entre cada adição. Adicinar 200gr de farinha e,se quizer, raspa de meio limão. Deitar a massa numa forma, untada, sem chaminé, introduzir as maçãs na massa verticalmente, enterrando-as bem. Leve a cozer em forno brando durante cerca de um hora.




Bom apetite!!!













No fim fizemos o registo da actividade, copiamos a receita e ilustramos...




Tchauzinho!!!

Quem Somos? (outra vez????)

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Joan Miró

Hoje é 4ª feira, dia das expressões



No dia das expressões, na parte da manhã, temos sempre ginástica com o professor João. Hoje fizemos um circuito com arco e aprendemos a lançar e apanhar bolas, no fim fizemos um jogo de caçador que imobilizavam os meninos e os amigos tinham que salvá-los passando por baixo das suas pernas. Gostamos muito das aulas de ginástica, são muito divertidas.






Antes de começar a aula de ginástica a Célia contou-nos uma história "O quadro mais bonito do mundo" que nos fala sobre um pintor, Joan Miró, muito conhecido, e que anda atrás de 5 manchas de cor que fugiram do atelier dele. Depois descobrimos que estas 5 cores eram as cores com que este artista pintor gostava de pintar os seus quadros.


As cores são:

Verde

Vermelho

Amarelo

Azul


e Preto




No fim de ouvirmos a história, estivemos a ver um livro sobre o pintor com muitos quadros dele....









Depois pintamos uma folha grande , com um rolo e tinta azul...

No fim da folha estar seca, os mais velhos reproduziram "A Mulher e a Estrela"



...e os mais pequeninos "Azul II"



Aqui estão alguns dos trabalhos a secar, amanhã os meninos que fizeram "A Mulher e a Estrela" vão ter uma tarefa complicada, que é a de contornar os desenhos com tinta branca, como no original...

Tchauzinho !!!!!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Contar bolotas

Hoje é 3ª feira, dia da Matemática




Como trouxemos muitas bolotas para escola, para fazermos os pés da Catarina (móbil das folhas do Outono), e como hoje era dia da Matemática, a Célia pos-nos a contar bolotas.
Primeiro mostrou-nos cartões grandes com números, para ver quem conhecia ou não os números, depois pediu a cada menino para ir buscar um determinado número de bolota. Só 2 ou 3 meninos é que não conseguiram acertar, mas não faz mal, para a próxima e com a nossa ajuda, vão conseguir de certeza. No fim escrevemos e fizemos o desenho das bolotas que cada um foi buscar.
Hoje o trabalho é da Marta que foi buscar 5 bolotas.




Tchauzinho!!!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Corre corre, cabaçinha

Hoje a Célia contou a história, escolhida pela Matilde "Corre corre, Cabaçinha", uma adaptação de Eva Mejuto e com ilustrações de André Letria.
No fim de ouvirmos a história, falamos sobre ela em grande grupo, e a Célia foi-nos perguntando coisas, como quem era o personagem principal, o que é que ela queria fazer, quem eram os maus da história...
lembramo-nos das cartas da Oficina dos Contos, de que já falamos, e tentamos arranjar uma personagem/situação para cada carta:
Personagem principal: a Velhinha
O desejo: ir ao casamento da neta
o amigo: a neta
o lugar: a floresta e a casa da neta
o objecto: a cabaça
o inimigo: o lobo, o urso e o leão
situação final: as feras à espera e a pensarem na cabaça faladora.
Conseguimos acertar em tudo, depois a Célia foi ao computador fazer esta "ficha" para os meninos mais velhos ilustrarem e escreverem .
aqui vai o trabalho do Daniel

tchauzinho!...

Novidades

Hoje, como é 2ª feira, é dia da linguagem/leitura e escrita.



A Célia propos que as novidades, que costumamos trazer às 2ª feiras. fossem trabalhadas de maneira diferente. Em vez de copiarmos as letras/palavras, iamos procurar as palavras e colá-las por baixo das palavras iguais, é quase como se fosse um loto. No fim ilustramos à mesma as nossas novidades. os pequeninos também conseguiram fazer, gostamos muito.

Hoje vão aqui as novidades do João e do Diogo, que fez 5 anos ontem....

A Liliana também fez 4 anos ontem.


Muitos Parabéns aos 2