sábado, 21 de fevereiro de 2009

carnaval para a maria

A célia e todas as gotinhas de perfume da sala mandam um montão de enormes beijos à maria. Desejamos-te as tuas rápidas melhoras e que volte depressa ao nosso Jardim já estamos com saudades e temos muitas novidades para te contar e trabalhinhos novos para te mostrar.

Para matares saudades aqui vão algumas fotos do nossos carnaval.
Desfilamos com os meninos do 1º ciclo, e levavamos um carro à frente com música de carnaval. Foi muito divertido....



















nós,....


e as nossas máscaras (sacos de papel do pão)

Tchauzinho!!! e beijos

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

as nossas regras

Não sabemos se é por causa da chuva que se tem feito sentir, razão pela qual não temos ido brincar para o recreio, ultimamente não nos temos andado a portar muito bem, andamos um bocadinho agitados e a fazer disparates.
Embora soubessemos o que podemos ou não fazer , não tinhamos nada escrito e ilustrado na sala que nos ajudasse a recordá-lo.
A Célia decidiu então que estava na altura de discutirmos algumas regras a serem cumpridas na nossa sala, e nós, que sabemos perfeitamente o que podemos fazer e o que não devemos fazer, ajudamos a escolher as regras que achavamos mais apropriadas para o nosso grupo.
Ficou também acordado que todos os dias, em reunião de grande grupo, preencheriamos um quadro de comportamento com smile verde ou vermelhos consoante aquilo que achassemos que mereciamos nesse mesmo dia. Ao final da semana quem tivesse só smile verde leva ao peito um grande smile verde autocolante ao peito, e combinamos que ao fim do mês quem tivesse levados todas as semanas smiles verde ao peito, levaria uma bonita estrela amarela.

Embora alguns meninos tenham ainda uma certa dificuldade em cumprir algumas das regras, o nosso comportamento modificou logo no dia a seguir, fazemos questão de merecermos um bonito smile verde.

Recortamos e picotamos as letras "As nossa regras" como título, pintamos pratos de papel, 7 verdes, 7 vermelhos e 1 amarelo onde estão molas com os nossos nomes que serviriam de lembrete: quando fizermos uma coisa bem feita, a célia põem a nossa mola no prato certo, mas se fizermos uma coisa que não convem fazer a mola com o nosso nome vai para um dos pratos vermelhos, assim à hora da reunião já sabemos o que escrever no quadro do comportamento (há meninos que se esquecem muito depressa, principalmente se for um vermelho).

Ao fim de 2 semanas já somos uns meninos diferentes (alguns até já comem a sopa toda sózinhos, com as nabiças e tudo ...)












Tchauzinho!!!!! e portem-se bem


terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A formiga trabalhadora


Primeiro ouvimos a história que a Célia encontrou na net. Depois com a ajuda do quadro de pregas, fomos contando a história, pondo por ordem de entrada as personagens, ao mesmo tempo aprendemos os números ordinais.


Agora mãos à obra, fazer fantoches... ensaiar e preparar tudo para convidar os amigos da sala A a virem assistir à nossa representação: cada 2 meninos ficou responsável por fazer 1 fantoche, assim como depois para a representação, 1 diz as falas (o mais velho) e o outro mexe o fantoche (o mais novo).

Fantoches --------------------------narradores


assistência

agradecimentos no fim da representação

os actores

as formigas --------------------------------- as neves





os sóis------------------------------------ as nuvens





os ventos ------------------------------------- as paredes




os ratos ----------------------------------- os gatos



as mulheres -------------------------------------e nós todos......

e......Perlimpimpim a nossa história chegou ao fim.....

Tchauzinho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!