sábado, 14 de novembro de 2009

Aula de Música


Quinta Feira, dia de Música, é um dia em que estamos sempre ansiosos com a vinda do Professor José Miguel que nos ensina músicas novas e geralmente de acordo com a época em que nos encontramos.

Nestas fotos estamos a cantar e a acompanhar com instrumentos a canção "Dom Outono". (Podem ouvi-la mais abaixo)











Aqui somos nós a cantar a canção "Dom Outono", com o Professor José Miguel a acompanhar:








Esperamos que tenham gostado..............
Tchauzinho!!!!!..........

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Móbile: Maria Castanha


Nesta fase do Outono temos por hábito, nos Jardins de Infância, contar a história da Maria Castanha e desenvolver com as crianças diversos tipos de trabalhos que a representem. Este ano vamos fazer um mobile da Maria Castanha, para pendurar no meio das "folhas" (mãos) do Outono que já estão penduradas no tecto da nossa sala e que tem como fundo uma pintura de grupo realizada com cores do Outono.




Primeiro e em conversa na mesa grande, escolhemos os materiais que seriam precisos para realizar-mos a nossa amiga. Combinamos então que , dos materiais todos que tínhamos à disposição, os olhos seriam 2 botões iguais, a boca 1 bolota (que tínhamos ido apanhar na véspera) e para o nariz 1 "carapuça" da bolota. Para os cabelos preferimos lã às fitas de embrulho ou à ráfia, 6 fios de lã da mesma cor, 2 cordéis para as pernas, 2 castanhas para os pés. a cabeça é de cartolina que já tínhamos picotado; os cartuchos foi ideia da Célia, e vamos precisar de 1 grande para o corpo e 2 pequenos para os braços, que serão presos ao corpo com o cordel das pernas.


Antes de começarmos este trabalho, a Célia fez uma Maria Castanha para servir de modelo e nos orientar na sua execução:





Agora vamos fazer um bocadinho de matemática e formar conjuntos de todos os elementos necessários para este trabalho. Cada um de nós iria formar o seu conjunto, retirando do que estava em cima da mesa, estilo self-service, aquilo que iria precisar para montar a sua Maria Castanha:




Aqui estamos nós a formar os nossos conjuntos:









Quando as nossas Marias Castanhas estiverem prontas e penduradas colocaremos uma foto no nosso blog.

Gostaram da nossa Maria Castanha?
Tchauzinho!!!!!!!!!!!!!!!!! e bom São Martinho

terça-feira, 3 de novembro de 2009

O Cuquedo



A Célia hoje contou-nos uma história muito engraçada sobre um Cuquedo que andava na selva a pregar sustos aos animais que estivessem parados no mesmo lugar. Então as manadas de hipopótamos, de zebras, de elefantes, de girafas e de rinocerontes andavam só de cá para lá e de lá para cá. Mas o mais engraçado é que nenhum dos animais sabia como era o Cuquedo, nunca o tinham visto......



..... nem nós, porque, mesmo na altura em que a Célia ia virar a página do livro para ficarmos a saber como era este monstro horrível, todos de olhos arregalados e boca aberta à espera de nos assustarmos ............... a Célia fechou o livro e pediu-nos para fecharmos os olhos e imaginar como poderia ser este Cuquedo tão assustador, depois pediu-nos para tentarmos desenhá-lo no papel.
Cada um desenhou o Cuquedo mais assustador que conseguiu, e à tarde fizemos um concurso: escolhermos o Cuquedo que achássemos o MAIIIIIIIISSSS ASSUSTADOOOOORRRRRR !!!!!!!!! Mas este concurso tinha uma regra, não podíamos escolher o nosso Cuquedo (2/3 crianças tiveram dificuldade em cumprir esta regra). Cada um de nós tinha 1 bolinha azul que ao dar a volta à mesa colocávamos ao lado do Cuquedo que achássemos mais assustador. Houve muitos empates: 4 Cuquedos com 2 votos, 4 com 1 voto e 4 com nenhum voto (porque eram fofinhos). Mas como queriamos mesmo um vencedor escolhemos uma menina da outra sala para vir desempatar entre os Cuquedos que tinham 2 votos. Ganhou o Cuquedo assustador da Sandra.
Aqui estão os nossos Cuquedos, a votação e o placard dos resultados:




No fim da votação a Célia contou o resto da história e lá ficamos a conhecer o tão assustador Cuquedo da selva, e afinal descobrimos que ele não era assim tão assustador, até o achamos bastante querido e fofinho, parecido com um novelo de lã.

O Cuquedo


No fim do dia a Célia pediu-nos para tentarmos fazer a cara mais assustadora que conseguissemos, algumas foram assustadoras, mas outras pareciam o Cuquedo, nada assustador.






Tchauzinho!!!!!!!!

domingo, 1 de novembro de 2009

"Roda" ou "Pirâmide"



Sendo um dos temas do Projecto Educativo do Agrupamento, temos andado, neste 1º período, a falar sobre a alimentação e tudo o que lhe possa estar relacionado.

A Célia falou-nos de alimentação saudável, dos alimentos que devemos comer para podermos crescer se forma adequada e com saúde, mostrou-nos duas maneiras de podermos dividir e separar estes alimentos de maneira a sabermos o que devemos comer mais, o que devemos comer menos vezes e o que devemos comer só de vez em quando, ou seja vimos e conversamos sobre "A Roda dos Alimentos" e sobre "A Pirâmide dos Alimentos" depois propôs-nos fazermos uma das duas hipóteses para a nossa sala: Roda ou Pirâmide...... Roda ou Pirâmide, difícil de escolher..... então decidimos juntar as duas representações de uma alimentação saudável e fizemos uma "Rodámide" ou será uma "Pirámiroda" ?????????????? , ou simplesmente um "Cone da Alimentação", o que é que vocês acham, dêem-nos lá uma ajuda para podermos escolher o nome para o resultado do nosso trabalho.....


Desenvolvimento deste projecto:

- 1º procuramos e recortamos, de prospectos, alimentos que já sabíamos que podiam entrar na "Rodámide", colámo-los em cartão para ficarem mais rijos.




- 2º A Célia cortou 7 rodelas em cartão e só tivemos que fazer um bocadinho de matemática para organiza-los por ordem decrescente de baixo para cima - 2 rodelas são do mesmo tamanho a das frutas e a dos produtos hortículas.






- 3º Fizemos mais um bocadinho de matemática e fizemos conjuntos de alimentos, começando pela 1ª rodela em que colamos os cereais e derivados e tubercúlos, na 2ª colamos os produtos hortículas, na 3ª as frutas, na 4º os lacticínios (menos as manteigas e as natas), na 5ª as carnes, pescados e ovos, na 6ª as leguminosas e por último na 7ª rodela colamos as gorduras. para rematar e ficar a " Pirámiroda" completa só faltava uma garrafa de água, que está em todos os alimentos e é muito importante.


E aqui está o resultado final





Depois, descobrimos a escrita trabalhando os alimentos a nível da língua portuguesa com matemática à mistura.

Dividimos os alimentos que temos, de um jogo da Roda dos Alimento, pela 1ª letra de cada um, e fizemos conjuntos de várias cores para cada letra, e escrevemos por baixo de cada um o seu nome

Em seguida trabalhamos a divisão silábica de alguns deles, batendo palmas por cada sílaba, assinalando-as com cruzes. Depois recortamos palavras de alimentos e fomos à procura da sua respectiva fotografia para colar por baixo o seu nome, e para acabar fizemos o contrário a partir da palavra fizemos o respectivo desenho.

Aqui vão algumas fotos destes trabalhos realizados.








Tchauzinho!!!!!!!!!!