domingo, 24 de janeiro de 2010

Concurso

Esquecemos-nos de lhes dizer que......
... Ganhamos o 1º lugar do concurso de árvores de Natal recicladas, organizado pelo departamento de EVT do Agrupamento.
Aqui está ela mais uma vez para quem ainda não a tinha visto...

.... e um muito obrigado cheio de perfume de todas as crianças da Sala das Cores.

Tchauzinho!!!!!!

Filipa

No passado dia 20 foi a vez da Filipa ser a rainha da festa, festejou os seus 5 aninhos na companhia dos seus amigos do jardim e claro com a sua coroa e o seu colar da amizade.



Tchauzinho!!!!!!!!!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Aniversário da Clara e As nossas Carlotas


No passado dia 14 a Clara festejou os seus 5 anos, desta vez foi ela a rainha da festa, não podia faltar a coroa e o colar dos amigos ao pescoço.

Só hoje foram postas as fotografias da aniversariante no blog porque a internet da Célia tem andado um bocadinho marota.








As Carlotas

Neste mesmo dia tínhamos andados muito atarefados: já todos tínhamos acabado as nossas Carlotas, estava na hora de as pendurarmos, por ordem crescente, palavra nova que aprendemos e que quer dizer do mais apequeno ao mais alto. O local escolhido foi o hall de entrada do Jardim de Infância, porque na nossa sala não havia parede suficiente para as colocar todas juntas.



E aqui estamos nós, cada um com a sua Carlota a tentar adivinhar qual será a 1ª a ser colocada:




Aqui já estão todas alinhadas, da esquerda para a direita e da mais pequena à mais alta(a cabeça não entra na medida). Ficamos também a saber que o João foi o único que acertou nas hipóteses que fizemos no outro dia (desenho com o menino que achássemos que fosse o mais baixo e o menino mais alto)





Aqui estão eles, a Alexandra é a mais baixa e o João é o mais alto



Também descobrimos que existem meninos que têm a mesma altura:

São 4 pares de meninos:




A Liliana e o Rodrigo





A Inês e a Sofia




A Diana e a Sílvia




e a Maria Inês e a Filipa


E aqui estamos todos juntinhos.....

....do mais baixo ao mais alto...





Tchauzinho!!!!!!!!!!!!!


terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Liliana



Hoje festejamos os 5 anos da Liliana.
Como rainha da festa, teve direito a coroa.





Os amigos da sala também fizeram uma lembrança para lhe oferecer, cada um picotou um círculo cor de rosa, e desenhou um lindo desenho e escreveu o seu nome. No fim juntou-se todos os círculos e fez-se um lindo colar de pérolas, como disse a Filipa.


Convidamos os meninos da sala dos Patinhos que vieram juntar-se à festa, cantamos os parabéns, deliciamo-nos com o bolo e ainda tiveram direito a uma lembrança que a Liliana deu a cada um.





Mais uma vez um grande beijinho de Parabéns para a Liliana.

Tchauzinho!!!!!!!!

Já somos crescidos!...


Já todos nós conseguimos nos medir com a ajuda da Carlota, mas não conseguimos estar todos juntos para a fotografia de grupo com a nossa amiga.

No fim de fazermos a marca da nossa altura no "corpo" da Carlota fomos enfiando tubos de diferentes tamanhos e cores até chegar à marca.

Mas este "jogo" tinha umas certas regras: tínhamos que enfiar pelo menos 3 tubos vermelhos e pelo menos 1 do todas as outras cores, e tinham que ser enfiados do maior ao mais pequeno, ou seja fomos matematicando ou mesmo tempo que brincávamos .

Tubos vermelhos: 20 cm
Tubos amarelos: 10 cm
Tubos verdes: 5 cm
Tubos azuis: 2,5 cm

No fim medimos e recortamos numa tira de cartolina todas as medidas de tubo que cada um de nós tinha colocado na Carlota.
Medimos... (os mais pequenos com ajuda)
Cortamos...
As tiras de 20cm foram coloridas com lápis de cera vermelho, as de 10cm recortamos e colamos papel de lustro amarelo, as de 5cm pintamos com tinta verde e as de 2,5cm colamos bocadinhos de lã azul.
20 cm
10 cm
5 cm
2,5 cm
No fim vamos voltar a juntar todas as tiras já prontas e colá-las noutra tira, na ordem certa, e o acabamento vai ser fazer a cabeça da Carlota para colar no topo. Quando todos os meninos acabarem o trabalho, vamos pendurar as Carlotas na parede da mais baixa à mais alta. Depois mostramos as fotos do trabalho final.


Por enquanto podem-nos ver junto à Carlota com os tubos correspondentes à nossa medida.





Tchauzinho!!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia de Reis

Hoje festejamos o Dia de Reis, acabamos as coroas, picotamos, cortamos e enfeitamos os 3 Reis Magos para levarmos para casa.
À tarde fomos às 2 turmas do 1º ciclo cantar as Janeiras e recebemos rebuçados, chocolates e gomas. Depois fomos para o nosso Jardim, para a sala dos Patinhos e comemos bolo de Rei (alguns meninos não gostaram), e depois comemos gomas de pêssego que a Célia fez, já tínhamos comido uma vez, e nós adoramos. Entretanto os meninos do 1º ciclo vieram também cantar nos as Janeiras e também tiveram direito a uma guloseima.
Foi um dia em cheio e muito doce.
Aqui estão as nossas coroas...





...os Reis Magos...



... e aqui estamos nós...
....os Reis da Sala das Cores.




Tchauzinho!!!!!
e um bom resto de Dia de Reis.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Inicio de ano

Para começar desejamos um bom Ano 2010, cheio de tudo o que quiserem, a todos os nossos amigos e visitantes deste cantinho perfumado.
Quanto a nós, começamos o 2º período todos entusiasmados e já muito atarefados com o trabalho que nos espera. Só temos dois dias para preparar o dia de Reis... Coroas por fazer, canção por aprender.... As nossas coroas são todas feitas com materiais reciclados: cartão canelado, rolos de papel higiénico, cápsulas da nespresso e restos de dracalon. Só as poderão ver amanhã quando estiverem todas acabadas e nas nossas cabeças.
Hoje também estivemos a utilizar a Carlota, uma "boneca" grande, sem braços, que tem estado muito quietinha num cantinho da sala, pensávamos que só servia para enfeitar, mas afinal não.... com a Carlota, hoje fizemos matemática e aprendemos várias noções como por exemplo "mais alto"/"mais baixo" ou "o maior"/"o mais pequeno" ou ainda "alto"/" Baixo". Já conseguem adivinhar para que serve a Carlota? Isso mesmo, estivemos a medir-nos.
Mas primeiro a Célia pediu-nos para pensarmos bem e dizer-mos quem é que, cada um de nós, achava que fosse o/a menino/a da sala mais baixo/a e o menino mais alto/a. Dobramos uma folha ao meio e do lado esquerdo desenhamos o/a menino/a mais baixo e copiamos o seu nome, do lado direito da folha fizemos o/a mais alto/a (noções de lateralidade), só depois é que nos medimos e só amanhã vamos ficar a saber se alguém acertou.
Passem por cá amanhã para ver as fotos do nosso dia de Reis e da actividade que fizemos com a nossa nova amiga, a Carlota.
Tchauzinho!!!!!!
e até amanhã.....