Esta semana a Célia contou-nos a história do "João e o pé de feijão". E foi a partir dela que fomos desenvolvendo actividades, ao longo da semana.
Abordamos todas as áreas, menos a expressão físico-motora, mas ainda lá vamos, temos que inventar qualquer coisa.
linguagem oral: ouvimos e conversamos sobre a história, em grande grupo;
expressão musical: ouvimos e cantamos as canções do CD;
expressão plástica: fizemos o registo gráfico da história, individualmente, e no registo de grupo desenhamos "coisas" acabadas em ão;
linguagem escrita: procuramos palavras que rimassem com ão de João e feijão, escrevemos no registo de grupo as palavras que tínhamos desenhado;
e como não descobrimos assim muitas...
formação pessoal e social: a célia pediu-nos para com a ajuda dos pais, descobrimos mais palavras acabadas em ão, e nós tínhamos que conseguir transmitir o recado correctamente. Alguns meninos conseguiram dar o recado e trouxeram muitas palavras, houve até uma poesia feita pela família da Filipa e dedicada ao primo dela, o João, onde tudo rimava com ão.
conhecimento do mundo: fizemos uma experiência com feijões - semeamos feijões em algodão, a ver se também seriam mágicos como os do João;
matemática: contamos os feijões e formamos conjuntos;
expressão dramática: mimamos os vários personagens da história.
A história