terça-feira, 6 de outubro de 2009

Nós e a nossa sala

Hoje vamos nos apresentar e mostrar um pouco da nossa sala que já está mais ou menos organizada.

Somos um grupo de 12 crianças, 7 de 4 anos - Liliana, Clara, Filipa, Rodrigo, Sofia João, Sofia, Sandra - e 5 de 3 anos - Maria Inês, Diana, Inês, Sílvia, Alexandra.




Como os meninos de 3 anos tinham muitas dificuldades em nomear e reconhecer as cores, temos andado a trabalhar de várias maneiras esta temática para os ajudar.


A Célia contou histórias onde se falava das cores, leu poesias, fizemos jogos de cores, pintamos e desenhamos com uma cor, escrevemos as novidades numa folha da cor que estivessemos a falar, cortamos papéis de uma cor, fizemos carimbagem, a Célia pediu-nos para trazer de casa um objecto de determinada cor, etc...

Entretanto a Célia lançou o desafio de pensarmos em casa num nome para a nossa sala. Este foi logo resolvido na hora e aprovado por todos os meninos porque a Sofia disse logo: - "Olha, pode ser a Sala das Cores, estamos só a falar de cores!..."

A primeira história que nos foi lida foi a do Elmer, o elefante aos quadrados e às cores, e a Célia nas suas navegações pela net, encontrou uma boa maneira para complementar as actividades sobre as cores: O Elmer é um elefante às cores que não queria ser assim..... Queria ser Amarelo? Não. Queria ser Vermelho? Não. .........

Queria ser..... ainda não acabamos, mas o objectivo é do Elmer ter várias cores até se chegar ao cinzento, cor de elefante......



Placard do Amarelo


Placard do Vermelho


Aqui estão os instrumentos de pilotagem que nos ajudam no nosso dia a dia, só falta o quadro das tarefas, e o quadro das actividades, que serão implementados lá mais para a frente.


Quadro do Tempo
Os mais pequenos colocam o simbolo do tempo no quadro semanal, e os mais velhos representam gráficamento o tempo e escrevem o dia no quadro mensal.



Quadro de presenças
É aqui que todos os dias quando chegamos vamos marcar a nossa presença. Tivemos um bocadinho de dificuldade no início, mas os mais velhos já conseguem fazer a sua presença com uma X sem ajuda, alguns dos mais pequenos ainda necessitam de uma pequena ajuda, mas mais uns dias e vão conseguir.... Quando falta alguém um dos meninos marca a falta com uma bolinha vermelha.
No final de cada mês fazemos a avaliação: Meninos com faltas no conjunto vermelho e meninos sem faltas noutro conjunto, o verde.


Calendário
Para sabermos a quantas andamos...


E agora a nossa sala... Cada área vai ter uma cor, também já fizemos o inventário de cada área para sabermos o que lá está e o que podemos lá fazer.Isto tudo foi conversado e aprovado em grande grupo na...

Mesa grande

É aqui que conversamos, preparamos/organizamos o dia, avaliamos as nossas actividades, mostramos e falamos dos nossos trabalhos...


Área da Escrita
Aqui vamos tomando contacto com as letras, as palavras as quais vamos tentando reproduzir e juntar ...



Área da Expressão Plástica
Esta é uma área que gostamos muito, aqui damos asas à nossa imaginação, e pintamos, desenhamos, recortamos e colamos, modelamos ou seja criamos obras de arte...




Área das Almofadas
Esta é uma área mais sossegada onde se desenvolvem actividades mais calmas. É aqui que a Célia conta as histórias, lê-nos poesias, cantamos, onde nos sentamos para o preenchimento dos quadros e onde por vezes também conversamos. e como fica junto à área da biblioteca, sentamo-nos e lemos os livros descontraidamente...




Área da Biblioteca
Nesta áreas temos os livros da sala, a televisão das histórias e onde expomos os livros que a Célia vai contando





Área do Faz de Conta - Casinha das Bonecas
Aqui fazemos de conta que somos pais, mães, filhos, bebés, cosinhamos, às vezes somos médicos, vizinhos,......




Área dos Jogos de Tapete
Fazemos construções, brincamos com os carros, passeamos os animais da quinta e da selva e brincamos com os dinossauros...






Falta a Área dos Jogos de Mesa, a Célia esqueceu-se de tirar uma fotografia. Nesta área temos jogos de encaixe, puzzles, dominós, picos, bolas de enfiamento, sequências. Estes jogos ajudam-nos muito a nível do raciocinio lógico matemático, e nós também gostamos muito desta área.


E pronto aqui está a nossa sala, esperamos que tenham gostado, nós sentimo-nos muito bem nela.


Paizinhos, quando quizerem podem vir, entrar e ver a nossa sala e se quiserem podem nos pedir para vos explicar mais bem explicadinho o que fazemos em cada área.


Tchauzinho!!!!!!!!!

1 comentário:

efilipe disse...

Só 12 crianças? Isso é óptimo, pois assim dá para trabalhar realmente com todos eles de uma forma muito próxima e isso é maravilhoso.
A divisão da sala em áreas e todos os placares e mapas que apresentam são muito importantes e fazem a criança sentir-se independente: "eu sou capaz de... marcar o meu nome... escolher a minha cadeira na mesa grande..."