segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Quadro de Actividades

Na semana passada a Célia introduziu outro instrumento de pilotagem na sala:
O Quadro de Actividades


Este quadro de dupla entrada, está dividido pelas áreas existentes na sala, estas, estão por cores. Diáramente, e no fim de marcarmos presenças, ver o tempo, ouvir a história, conversarmos e de fazer trabalhos/projectos que possa haver, escolhemos as actividades que queremos desenvolver ao longo do dia e vamos marcar, com um círculo, sem cor, no respectivo sítio. No fim de desenvolvermos cada actividade escolhida, deveriamos pintar o círculo por dentro, mas por vezes esquecemo-nos de o fazer. Mas a Célia diz que não faz mal, porque ainda não estamos habituados a este instrumento de trabalho e com o tempo vamos conseguir.




No início também tinhamos a tendência de estarmos sempe a mudar de actividades só para podermos ir ao quadro e fazermos "bolinhas".

Tchauzinho!!!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Dia da Alimentação

Fomos ao longo da semana preparando o nosso dia da alimentação.
Os meninos da sala dos Patinhos vieram à nossa sala para assim podermos fazer doce de ábobora com noz e amêndoa, ao mesmo tempo que fizemos um pouco de matemática, uma experiência (transformação da ábobora e do açúcar) e pusemos à prova alguns dos nossos sentidos (vimos, cheiramos, provamos em cru e cosida, e a sua textura).

Ouvimos com muita atenção o que iriamos fazer, e depois pesamos a abóbora e o mesmo peso de açúcar....






... em seguida juntamos o açúcar à abóbora e misturamos...
depois juntamos a amêndoa ou a nóz e foi ao lume a apurar....


...Que cheirinho tão bom que andava pelo ar....






Aqui está a receita e nós à volta da mesa a fazer o doce





Agora é só esperar pelos clientes na nossa Feirinha do Outono ....










Aqui estamos nós com as palas que fizemos durante a semana, e prontos para ir para a rua com o nosso carrinho enfeitado a condizer cheinho de frascos de doce de abóbora.




À tarde fizemos pipocas e fomos oferecer aos meninos da Sala dos Patinhos e aos meninos da Escola do 1º Ciclo, que nos ofereceram salada de fruta que tinham estado a fazer. Estava muito boa.




Embora tivessemos feito coisas doces (sabemos que só as podemos comer de vez em quando), durante o dia fomos falando de comida saúdavel e daquilo que podemos e devemos comer para crescemos com saúde e fortes, trabalhamos a roda dos alimentos.
Este tema, que faz parte do Projecto Educativo do Agrupamento, vai continuar a ser abordado ao longo deste período.
E foi assim o nosso Dia da Alimentação.
Tchauzinho !!!!!!! ......
...e comam comida saúdavel

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O Outono

Já começamos a falar do Outono, embora ainda faça calor, já se vê muitas folhas no chão.

a Célia conto-nos já duas histórias sobre esta estação do ano:


"O Urso do Pijama e o chapéu voador"


...para ficarmos a conhecer bem as cores do Outono...


e "O Mago e a Folha"


e foi a partir desta história que decidimos ir procurar folhas no parque para depois podermos, nós também, como o Mago, e com um pouco de magia fazer uma menina folha para cada um de nós.


Mas antes disso ainda fizemos outros trabalhos do Outono, um de grupo do qual resultou um placar para a entrada do Jardim, e outro individual que serviu para enfeitar um placard da nossa sala.


Fomos convidar os amigos da sala dos Patinhos e lá vamos nós para o parque...








Tchauzinho!!!

e um bom Outono

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Nós e a nossa sala

Hoje vamos nos apresentar e mostrar um pouco da nossa sala que já está mais ou menos organizada.

Somos um grupo de 12 crianças, 7 de 4 anos - Liliana, Clara, Filipa, Rodrigo, Sofia João, Sofia, Sandra - e 5 de 3 anos - Maria Inês, Diana, Inês, Sílvia, Alexandra.




Como os meninos de 3 anos tinham muitas dificuldades em nomear e reconhecer as cores, temos andado a trabalhar de várias maneiras esta temática para os ajudar.


A Célia contou histórias onde se falava das cores, leu poesias, fizemos jogos de cores, pintamos e desenhamos com uma cor, escrevemos as novidades numa folha da cor que estivessemos a falar, cortamos papéis de uma cor, fizemos carimbagem, a Célia pediu-nos para trazer de casa um objecto de determinada cor, etc...

Entretanto a Célia lançou o desafio de pensarmos em casa num nome para a nossa sala. Este foi logo resolvido na hora e aprovado por todos os meninos porque a Sofia disse logo: - "Olha, pode ser a Sala das Cores, estamos só a falar de cores!..."

A primeira história que nos foi lida foi a do Elmer, o elefante aos quadrados e às cores, e a Célia nas suas navegações pela net, encontrou uma boa maneira para complementar as actividades sobre as cores: O Elmer é um elefante às cores que não queria ser assim..... Queria ser Amarelo? Não. Queria ser Vermelho? Não. .........

Queria ser..... ainda não acabamos, mas o objectivo é do Elmer ter várias cores até se chegar ao cinzento, cor de elefante......



Placard do Amarelo


Placard do Vermelho


Aqui estão os instrumentos de pilotagem que nos ajudam no nosso dia a dia, só falta o quadro das tarefas, e o quadro das actividades, que serão implementados lá mais para a frente.


Quadro do Tempo
Os mais pequenos colocam o simbolo do tempo no quadro semanal, e os mais velhos representam gráficamento o tempo e escrevem o dia no quadro mensal.



Quadro de presenças
É aqui que todos os dias quando chegamos vamos marcar a nossa presença. Tivemos um bocadinho de dificuldade no início, mas os mais velhos já conseguem fazer a sua presença com uma X sem ajuda, alguns dos mais pequenos ainda necessitam de uma pequena ajuda, mas mais uns dias e vão conseguir.... Quando falta alguém um dos meninos marca a falta com uma bolinha vermelha.
No final de cada mês fazemos a avaliação: Meninos com faltas no conjunto vermelho e meninos sem faltas noutro conjunto, o verde.


Calendário
Para sabermos a quantas andamos...


E agora a nossa sala... Cada área vai ter uma cor, também já fizemos o inventário de cada área para sabermos o que lá está e o que podemos lá fazer.Isto tudo foi conversado e aprovado em grande grupo na...

Mesa grande

É aqui que conversamos, preparamos/organizamos o dia, avaliamos as nossas actividades, mostramos e falamos dos nossos trabalhos...


Área da Escrita
Aqui vamos tomando contacto com as letras, as palavras as quais vamos tentando reproduzir e juntar ...



Área da Expressão Plástica
Esta é uma área que gostamos muito, aqui damos asas à nossa imaginação, e pintamos, desenhamos, recortamos e colamos, modelamos ou seja criamos obras de arte...




Área das Almofadas
Esta é uma área mais sossegada onde se desenvolvem actividades mais calmas. É aqui que a Célia conta as histórias, lê-nos poesias, cantamos, onde nos sentamos para o preenchimento dos quadros e onde por vezes também conversamos. e como fica junto à área da biblioteca, sentamo-nos e lemos os livros descontraidamente...




Área da Biblioteca
Nesta áreas temos os livros da sala, a televisão das histórias e onde expomos os livros que a Célia vai contando





Área do Faz de Conta - Casinha das Bonecas
Aqui fazemos de conta que somos pais, mães, filhos, bebés, cosinhamos, às vezes somos médicos, vizinhos,......




Área dos Jogos de Tapete
Fazemos construções, brincamos com os carros, passeamos os animais da quinta e da selva e brincamos com os dinossauros...






Falta a Área dos Jogos de Mesa, a Célia esqueceu-se de tirar uma fotografia. Nesta área temos jogos de encaixe, puzzles, dominós, picos, bolas de enfiamento, sequências. Estes jogos ajudam-nos muito a nível do raciocinio lógico matemático, e nós também gostamos muito desta área.


E pronto aqui está a nossa sala, esperamos que tenham gostado, nós sentimo-nos muito bem nela.


Paizinhos, quando quizerem podem vir, entrar e ver a nossa sala e se quiserem podem nos pedir para vos explicar mais bem explicadinho o que fazemos em cada área.


Tchauzinho!!!!!!!!!