domingo, 1 de novembro de 2009

"Roda" ou "Pirâmide"



Sendo um dos temas do Projecto Educativo do Agrupamento, temos andado, neste 1º período, a falar sobre a alimentação e tudo o que lhe possa estar relacionado.

A Célia falou-nos de alimentação saudável, dos alimentos que devemos comer para podermos crescer se forma adequada e com saúde, mostrou-nos duas maneiras de podermos dividir e separar estes alimentos de maneira a sabermos o que devemos comer mais, o que devemos comer menos vezes e o que devemos comer só de vez em quando, ou seja vimos e conversamos sobre "A Roda dos Alimentos" e sobre "A Pirâmide dos Alimentos" depois propôs-nos fazermos uma das duas hipóteses para a nossa sala: Roda ou Pirâmide...... Roda ou Pirâmide, difícil de escolher..... então decidimos juntar as duas representações de uma alimentação saudável e fizemos uma "Rodámide" ou será uma "Pirámiroda" ?????????????? , ou simplesmente um "Cone da Alimentação", o que é que vocês acham, dêem-nos lá uma ajuda para podermos escolher o nome para o resultado do nosso trabalho.....


Desenvolvimento deste projecto:

- 1º procuramos e recortamos, de prospectos, alimentos que já sabíamos que podiam entrar na "Rodámide", colámo-los em cartão para ficarem mais rijos.




- 2º A Célia cortou 7 rodelas em cartão e só tivemos que fazer um bocadinho de matemática para organiza-los por ordem decrescente de baixo para cima - 2 rodelas são do mesmo tamanho a das frutas e a dos produtos hortículas.






- 3º Fizemos mais um bocadinho de matemática e fizemos conjuntos de alimentos, começando pela 1ª rodela em que colamos os cereais e derivados e tubercúlos, na 2ª colamos os produtos hortículas, na 3ª as frutas, na 4º os lacticínios (menos as manteigas e as natas), na 5ª as carnes, pescados e ovos, na 6ª as leguminosas e por último na 7ª rodela colamos as gorduras. para rematar e ficar a " Pirámiroda" completa só faltava uma garrafa de água, que está em todos os alimentos e é muito importante.


E aqui está o resultado final





Depois, descobrimos a escrita trabalhando os alimentos a nível da língua portuguesa com matemática à mistura.

Dividimos os alimentos que temos, de um jogo da Roda dos Alimento, pela 1ª letra de cada um, e fizemos conjuntos de várias cores para cada letra, e escrevemos por baixo de cada um o seu nome

Em seguida trabalhamos a divisão silábica de alguns deles, batendo palmas por cada sílaba, assinalando-as com cruzes. Depois recortamos palavras de alimentos e fomos à procura da sua respectiva fotografia para colar por baixo o seu nome, e para acabar fizemos o contrário a partir da palavra fizemos o respectivo desenho.

Aqui vão algumas fotos destes trabalhos realizados.








Tchauzinho!!!!!!!!!!

2 comentários:

Paula Duarte disse...

Adorei a vossa piramide dos alimentos,muita criatividade.
Beijinhos dos Perlimpimpim.

Elsa Filipe disse...

uma forma diferente. muito original. venham dai essas ideias, maravilhosas